Este blogue foi construído durante a primeira aula da Unidade Curricular Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, do 3.º ano do curso de Licenciatura em Educação Básica, co-lecionada pelas professoras Maria do Rosário Rodrigues e Maria Helena Camacho.
AsTIC como ferramenta de trabalho no processo de ensino-aprendizagem podem ser vistas como uma presença desejável para uns e dispensável para outros. Assim, o nosso texto procurará perspectivar os diferentes pontos de vista, enumerando as vantagens e desvantagens da utilização das TIC nas práticas do sistema educativo actual.
O nosso texto argumentativo poderá ser consultado na íntegra aqui.
Após termos apresentado a nossa actividade à turma e à Professora Maria do Rosário Rodrigues, foi-nos proposto que reflectíssemos sobre os seus pontos fortes e fracos, suportando-nos no texto Como olhar criticamente o Software Educativo Multimédia da autoria de Ana Amélia Amorim Carvalho, Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa Instituto de Educação Universidade do Minho.
Na sequência da aula anterior (13/10/2010) a professora Maria do Rosário Rodrigues pediu-nos que escolhêssemos um site infantil e elegêssemos uma actividade para o público-alvo que preferíssemos. Essa actividade seria apresentada pelo grupo à restante turma na semana seguinte, referindo as aprendizagens que as crianças fariam com aquela actividade.
Desta forma, a actividade que escolhemos estava disponível no site Júnior e era direccionada para a Educação Pré-Escolar, tendo como objectivo fundamental trabalhar as formas geométricas, os tamanhos, a espessura e as cores.
No dia 13 de Outubro falámos na aula de TIC das vantagens e desvantagens da utilização da Internet pelas crianças. Ao longo desta sessão discutimos as ideias que tínhamos em relação a este assunto, sendo que a docente nos levou a concluir que a Internet pode ser uma óptima ferramenta de trabalho com as crianças em sala de aula.
Nesta sessão aprendemos que durante a utilização da Internet a criança deverá ser vigiada e orientada no que está a fazer, para que os objectivos que lhe propusemos sejam realmente atingidos. Para além disso, a criança deverá estar sensibilizada para os possíveis perigos aos quais poderá estar sujeita. Desta forma, a criança deverá:
saber que não pode partilhar a sua password com ninguém;
recusar-se a dizer o seu verdadeiro nome ou quaisquer outros dados que permitam identificá-la;
escolher um user de jogos que não conduza facilmente à sua identificação.
Encontrámos no YouTube o vídeo abaixo e gostaríamos de partilhá-lo convosco, porque é uma forma muito lúdica de sensibilizar as crianças para os cuidados que devem ter quando utilizam a internet.
No dia 29 de Setembro, a professora Maria do Rosário Rodrigues pediu-nos que pesquisássemos sobre a Web 2.0 e que encontrássemos uma definição.
Após algum tempo de pesquisa e recolha de informação, elaborámos a seguinte definição.
Por Web 2.0 podemos entender a segunda geração da Word Wide Web (www) que pretende reforçar o conceito de troca de informações e colaboração dos utilizadores da internet em sites e serviços virtuais.
Com a Web 2.0 a produção do conteúdo é descentralizada e assim os utilizadores criam, classificam e publicam conteúdos em diferentes suportes como, por exemplo Wikipédia, Yahoo ou Blogues.
Nesta geração da Word Wide Web não é necessário saber programar para criar uma página na internet.
Bem-vindos a este nosso espaço intitulado Enredos na rede.
No âmbito da Unidade Curricular Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, do 3.º ano do curso de Licenciatura em Educação Básica, co-leccionada pelas professoras Maria do Rosário Rodrigues e Maria Helena Camacho, criámos este blogue que pretende ser, não só uma ferramenta de trabalho, mas também um espaço de partilha de recursos e produções textuais que desenvolveremos ao longo deste semestre.